A influência do curso de Letras nas crenças do professor de língua estrangeira em formação

Ana Carolina Silva Oliveira

Resumo


O objetivo deste estudo é analisar o impacto do curso de Letras (Licenciatura em Língua Inglesa) no percurso de manutenção ou reconstrução das crenças do professor em formação. Para tal buscou-se nos relatórios de estágio supervisionado do futuro professor, traços que evidenciassem o impacto das disciplinas de estágio, assim como de relevantes vertentes teóricas abordadas no curso de licenciatura – o Letramento Crítico e a Abordagem Comunicativa –, na modificação de suas crenças. Contextualizo, posteriormente, as teorias de ensino supracitadas, o conceito de crenças sobre ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira (LE) na perspectiva da Linguística Aplicada e a relação entre crenças e manifestações discursivas. Em seguida, apresento e analiso os dados levantados. Os resultados revelam que as disciplinas de estágio, assim como as abordagens teóricas apresentadas no curso de Letras, impactam, de fato, em suas crenças, tanto reforçando quanto desconstruindo-as.

Palavras-chave


Linguagem; Práticas Discursivas; Crenças; Professores em formação

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Caletroscópio - Revista do Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Ouro Preto

ISSN (on-line): 2318-4574  - Qualis CAPES: B2


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