Políticas Editoriais

Foco e Escopo

O  foco e escopo da Caletroscópio é promover e divulgar pesquisas no âmbito da linguagem em geral e, mais especificamente, nas áreas dos estudos linguísticos e literários e linguística aplicada, em suas interfaces com abordagens da memória cultural, da tradução e das práticas discursivas. Procura, dessa maneira, contribuir para o desenvolvimento de pesquisas com um alcance temático amplo e interdisciplinar, permitindo o diálogo entre a linguagem e as diversas áreas do conhecimento. A sua publicação é semestral, e possui um Conselho Editorial fixo, formado por pesquisadores e docentes de instituições nacionais e estrangeiras, o que lhe assegura um processo de avaliação por parte de especialistas nos diversos temas da revista.

 

Políticas de Seção

Editorial

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos - Dossiê

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos - Fluxo contínuo

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Traduções

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos submetidos recebem dois pareceres anônimos exarados por membros do Conselho Editorial ou por consultores ad hoc. Serão publicados os trabalhos que receberem pareceres positivos e referendados pelos membros da Comissão Editorial. Nos casos em que os pareceres forem favoráveis à publicação, o trabalho só será publicado após o autor incorporar as sugestões eventualmente apontadas pelos pareceristas. Os artigos, resenhas ou traduções devem ser inéditos em língua portuguesa, adequados ao perfil da revista e atender aos requisitos científicos de solidez metodológica.

 

Periodicidade

Semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, de modo que a Caletroscópio, pelos princípios de acesso livre que segue, não cobrará dos autores nenhum tipo de valor ou taxa em nenhuma das etapas do processo editorial, desde a submissão dos trabalhos até a sua publicação. 

 


Caletroscópio - Revista do Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Ouro Preto

ISSN (on-line): 2318-4574  - Qualis CAPES: B2


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional