Estilos biográficos e a construção da história da juventude brasileira: a experiência da coleção juventudes da Editora Prospectiva

Otavio Luiz Machado

Resumo


Ao trabalharmos com a história da juventude brasileira, cujo acervo construído envolveu a coleta de mais de quinhentas entrevistas e os mais diversos documentos sobre o tema, identificamos que a cada novo fonte obtida, a biografia dos nomes envolvidos na história tematizada se inseria cada vez mais numa história do próprio País, o que dava um significado especial de entrelaçamento e de pertencimento ao que foi construído em termos de pensamento social sobre a mudança necessária ao Brasil. Não se pode separar tais biografias de um fio histórico geral, nem se pode destituir as biografias, sejam elas produzidas por historiadores, sejam elas produzidas pelos próprios personagens ou a autores não-especialistas, considerando que o conhecimento histórico pertence à humanidade.


Texto completo: 191-200

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista Eletrônica Cadernos de História oferece acesso gratuito e integral a todo conteúdo deste site. Esta revista possui Qualis B4.
Realização: indexação: Redes Sociais:

 

Sumários.org

 

Latindex


SEER

 

e-revist@s